A Língua Brasileira de Sinais, regulamentada pela lei 10436/2002, constitui um avanço no atendimento a uma parcela da população que apresenta dificuldades de audição e, portanto, busca um apoio em seu processo educacional e de exercício da cidadania.
A importância do profissional de Letras com habilitação em Libras se torna mais importante a cada dia na sociedade porque vai atuar na educação em geral, com ênfase na educação inclusiva, especialmente membros da comunidade surda.
O rol de disciplinas, parte comum com outras licenciaturas, se distingue pela inserção de disciplinas específicas Língua Brasileira de Sinais, identidade e cultura surda, regionalismos linguísticos, sintaxe e morfologia, semântica e pragmática, fonologia e linguística aplicada nas línguas de sinais.
O profissional pode atuar como professor, pesquisador, tutor de aprendizagem especial e contribuir em projetos de inclusão na legendagem de vídeos e fazer transcrição de comunicação oral em peças de teatro, palestras, aulas e programas de televisão.
Detalhes do curso
Duração mínima: 8 semestres. Duração máxima: 14 semestres. Coordenação: -. Número de vagas: 100 vagas por ano. Valor do semestre: