A FAP – FACULDADE PARQUE tem uma política educacional inspirada na perspectiva de educação para a liberdade e para a emancipação do cidadão; potencializando perspectivas na busca constante de uma formação acadêmica que contribua para o desenvolvimento do pensamento dialético, repelindo qualquer ortodoxia ou utilização de princípios e ideias preconceituosas. Busca a valorização permanente da experiência de Educadores e de Educandos, no sentido de uma educação que plenifique o ser em suas potencialidades.
Nas licenciaturas busca criar espaços de discussão em torno dos modos de produção e utilização dos conhecimentos científicos e tecnológicos como forma de promoção do homem a um novo patamar de dignidade e sabedoria. Mapear instituições e movimentos sociais populares governamentais e não-governamentais identificados com os princípios da soberania cidadã, para compartilhar objetivos, metas, estratégias e realizações, enriquecendo dessa forma, a experiência da Faculdade.
Nos bacharelados (Administração de Empresas e outros) incentiva a participação de professores e alunos ao pleno entendimento das condições de atuação profissional, com foco nas alternativas existentes no entorno geográfico da instituição, buscando estimular o pensamento inovador e que permita uma diferenciação profissional que estimule o empreendedorismo, quer seja atuando como profissional ou como empresário.
O trabalho pedagógico da Faculdade distingue-se no âmbito da construção do conhecimento, pela excelência de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Rejeitando qualquer tipo de discriminação, respeitando a liberdade de consciência do ser, situado no tempo e no espaço, como o principal criador e elaborador do conhecimento.